Mata Atlântica paulista recebe nova rota de aventura de mountain bike
A rota, que será lançada durante workshop de bicicleta, é um pedal indicado para entusiastas do segmento que buscam novos desafios para superação
O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, inaugura, no dia 25 de maio, uma nova opção de esporte de aventura para praticantes de mountain bike. A rota com cerca de 40 quilômetros em meio à floresta, possuí visuais deslumbrantes, típicos de mata em alto grau de conservação. O lançamento faz parte da programação do “I Workshop Rota Legado das Águas: Bicicleta, Aventura e Natureza”, que ocorrerá no mesmo dia, na sede da Reserva, localizada em Miracatu (SP), com roda de conversa e palestra com profissionais amantes de bicicleta.
A nova rota terá percurso intenso, contemplativo e percorre trajetos com ganho de elevação com mais de 2.000 metros em estrada de terra/chão batido. Devido à altimetria elevada, é um pedal indicado para entusiastas do segmento que buscam novos desafios para superação, sendo classificado como percurso de nível médio/intermediário de dificuldade.
“A rota no Legado das Águas oferece tudo o que o ciclista procura: aventura e segurança. Um pedal em uma floresta conservada, em área privada, com respeito à natureza e aos seres que ali vivem e a oportunidade de vivenciar uma mata densa e conservada de Mata Atlântica. É o local ideal para todos os tipos de pedais, desde treinos até os de contemplação”, explica William Mendes, gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado das Águas.
O lançamento da rota faz parte do “I Workshop Rota Legado das Águas: Bicicleta, Aventura e Natureza”. Além do pedal inaugural, os participantes terão acesso à toda programação do evento. O workshop, com ingressos à venda em loja.legadodasaguas.com.br, acontece durante o dia todo, começando com um bate papo entre os palestrantes acerca do tema “Bicicleta, Aventura e Natureza”. O objetivo é dialogar sobre as perspectivas e a influência do ciclismo no cotidiano.
Para dividir as experiências, o Legado das Águas convidou Therbio Felipe, que além de cicloturista reconhecido no país e na América do Sul, foi editor executivo de uma revista especializada em bicicleta por sete anos, publicando neste período mais de 390 matérias sobre o universo das bicicletas. Atualmente, é um dos CEOs da plataforma Ciclotur Experience; Arthur Simões que realizou o projeto “Pedal na Estrada: uma volta ao mundo de bicicleta”, percorrendo sozinho 46 países, em cinco continentes. Voltou ao Brasil em 2009 após três anos e dois meses de viagem, e lançou o livro “O Mundo ao Lado” com os momentos mais marcantes de sua viagem; e Vanessa Bressane, corretora de seguro, ciclista urbana que abandonou o carro e vai de bike para o trabalho na quarta maior metrópole do mundo, São Paulo. Ela contará as curiosidades e desafios no mundo em cima da bicicleta. A roda de conversa será mediada pelo gestor de Uso Público, Ecoturismo e Esportes do Legado das Águas, William Mendes.
O evento também contará com a presença da Shimano. Um profissional da marca japonesa ministrará palestra sobre a tecnologia como aliada à evolução das bicicletas, fazendo referência à nova tendência mundial das e-bikes, conhecidas também como bicicleta elétricas assistidas. Além da palestra, a Shimano oferecerá duas e-bikes para experimentação dos participantes.
Após as rodas de conversa e almoço, o evento segue com atividades ao ar livre. A primeira será a Trilha do Poço do Cambuci, uma das atrações de ecoturismo na Reserva. O trajeto, feito a pé em uma trilha suspensa, conta com visual de Mata Atlântica fechada, sendo possível avistar rastros de antas e outros animais, orquídeas e várias outras espécies da flora nativa.
O pedal inaugural é logo em seguida. Os ciclistas conhecerão parte da nova rota, com parada especial na entrada da trilha da Copaíba – Mirante do Sinal, que presenteia aqueles que se aventurarem a percorrê-la com uma vista panorâmica da floresta. Entre trechos a pé e de bike, o roteiro tem aproximadamente 15 quilômetros. A programação termina com o retorno para base da Reserva e um café de encerramento.
Serviço
Para participar do evento, basta acessar o link loja.legadodasaguas.com.br e adquirir o ingresso para o evento. Informações sobre o acesso à Reserva estarão disponíveis no momento da aquisição do ingresso.
Programação
8h30 – Café da manhã
9h – Briefing das atividades do dia
9h30 às 11h30 – Palestras e roda de conversa
12h00 – Almoço
13h – Trilha do Poço do Cambuci (2 km ida e volta)
14h30 Pedal até a entrada da Trilha da Copaíba – Mirante do Sinal (13 km ida e volta)
16h30 – Café e encerramento na Base
Sobre o Legado das Águas – Reserva Votorantim
O Legado das Águas, maior reserva privada de Mata Atlântica do país, com extensão aproximada à cidade de Curitiba (PR), é um dos ativos ambientais da Votorantim. Localizada na região do Vale do Ribeira, no sul do Estado de São Paulo, a área foi adquirida a partir da década de 1940 e conservada desde então pela Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), que manteve sua floresta e rica biodiversidade local com o objetivo de contribuir para a manutenção da bacia hídrica do Rio Juquiá, onde a companhia possui sete usinas hidrelétricas.
Em 2012, o Legado das Águas foi transformado em um polo de pesquisas científicas, estudos acadêmicos e desenvolvimento de projetos de valorização da biodiversidade, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo.
Hoje, o Legado das Águas é administrado pela empresa Reservas Votorantim, criada para estabelecer um novo modelo de área protegida privada, cujas atividades geram benefícios sociais, ambientais e econômicos de maneira sustentável.
Informações à Imprensa
Performa Comunicação
Laila Rebecca | laila.rebecca@performa.com.br | 12 99679 8331 | 12 3939 2699