Educação ambiental: o que é e por que as escolas estão aderindo
A preocupação com uma sociedade igualitária e consciente é pauta constante em todos os meios de comunicação e de suma importância na formação da nova geração. Sendo assim, um tema que deve ser considerado e explorado pelas instituições de ensino.
A criação de cidadãos engajados envolve matérias que façam as crianças e adolescentes entenderem as complexidades dos sistemas sociais, políticos e ambientais em que estamos inseridos. Um tema que está sendo integrado às atividades das escolas e se tornando parte da grade curricular é a educação ambiental.
O Estudo do Meio potencializa o aprendizado através da vivência de uma experiência, facilitando o entendimento dos alunos, além de buscar a conscientização e a mudança de hábitos.
Atividades fora da sala de aula estimulam interesse
Na busca por formas de engajar as crianças e adolescentes a desenvolverem hábitos que ligados à natureza, as escolas procuram atividades externas onde os alunos possam ter contato com o que está diretamente em jogo quando falamos de conservação.
O Legado das Águas acredita na importância do desenvolvimento de cidadãos conscientes e oferece diversas atividades com estrutura para receber instituições de até 60 alunos. Dentre as opções, os estudantes podem desfrutar de trilhas e atividades multissensoriais, como observações de plantas, aves e animais; passeios de barco pelo rio Juquiá; visita à usina hidrelétrica da Barra; à estação de tratamento de efluentes; além de receberem uma explanação mais aprofundada de temas como formações florestais, conservação da floresta e da diversidade biológica, recursos hídricos, etc. Durante o percurso são apresentados exemplares da biodiversidade local e suas histórias naturais, tudo com monitoramento de uma equipe treinada para dar atendimento diferenciado ao grupo.
Projeto “Escola Sustentável”
O Legado das Águas recebeu a EMEF Profª Iracema Villaça, de São Roque (SP), para uma visita guiada, na qual puderam conhecer melhor sobre as atividades desenvolvidas na Reserva. Os alunos colheram informações e insumos para o desenvolvimento do projeto que será implementado na escola: a criação de um viveiro, que posteriormente será expandido para uma área externa na própria cidade.
Para a Diretora da escola, Rute Aparecia Pontes, a visita ao Legado será fundamental para dar base ao projeto que está em desenvolvimento na escola. “A visita ao Legado superou as nossas expectativas! Os alunos e professores aproveitaram cada momento de todas as atividades. A visita ao viveiro foi um momento muito aguardado, pois está diretamente ligado ao Projeto da Escola. Os monitores foram extremamente pacientes e explicaram detalhadamente todas as fases de produção das mudas, desde a coleta de sementes até o plantio. Foi um momento muito rico para todos. Além de todas as informações direcionadas a sustentabilidade, estar num lugar totalmente diferente e novo deixou professores e alunos com a sensação de quero mais(sic)”, contou.
Para saber mais sobre Estudo do Meio no Legado, entre em contato conosco pelo e-mail contato@legadodasaguas.com.br