Como praticar ecoturismo com responsabilidade
Se você tem curiosidade e vontade de praticar ecoturismo, provavelmente deve ter dúvidas sobre como estas atividades funcionam.
A prática do ecoturismo consiste em aproveitar tudo o que a natureza pode nos oferecer, respeitando seu estado de conservação e praticando todas as atividades de forma a contribuir para a sua preservação e minimizar os impactos negativos no meio ambiente natural e sociocultural onde se desenvolve.
O Legado, como reserva ambiental, proporciona experiências únicas aos ecoturistas, mas sempre mantendo o compromisso de respeitar e cuidar do contexto natural e cultural da região.
Para praticar as atividades com responsabilidade e aproveitar ao máximo o seu tempo, preparamos algumas dicas para serem aplicadas durante a prática do ecoturismo:
1 – Ter atenção ao trajeto e às orientações dos guias:
Existem áreas limites que podem ser percorridas durante um determinado trajeto. Essa demarcação é estabelecida para prezar a segurança dos visitantes e a conservação da fauna e da flora. Se estiver acompanhado por um guia, sempre fique atento e respeite as instruções.
2 – Não deixar lixo no percurso:
Leve sempre um saquinho para reunir todo o lixo produzido durante a trilha. É provável que você sinta fome, sede e tudo isso gera lixo. Lembre-se que essas embalagens podem demorar milhares de anos para serem decompostas. Não deixar restos de alimento também é importante.
3 – Respeitar os animais:
A natureza é a casa dos animais. Devemos sempre respeitá-los, não alimentando nem forçando contato. Além de estressar o animal, pode ser perigoso para sua segurança. Lembre-se que em uma trilha você pode encontrar diversas espécies selvagens, mantenha a calma e observe a vida silvestre à distância.
4 – Deixe cada coisa em seu lugar:
Não gostamos quando uma pessoa estranha vai nos visitar e pega alguma coisa sem a nossa autorização, certo? O mesmo acontece com a natureza. Não arranque mudas, galhos ou flores, tudo está no seu devido lugar. Se quer levar alguma espécie, é possível adquirir mudas direto dos viveiros.
5- Conservar a natureza local:
Seja um ecoturista consciente. Evite fumar, fazer fogueiras ou usar qualquer substância tóxica. Por exemplo: usar sabão ou produtos químicos nos rios e cachoeiras são atitudes que ajudam a poluir o meio ambiente.
Com responsabilidade e atitudes simples, é possível desbravar os encantos da nossa natureza, vivendo momentos de conexão e experiências únicas.
Conservar com amor é o nosso legado!